Verão

Brigada Militar lança a Operação Golfinho no Laranjal

53ª edição foi lançada no Trapiche

Foto: Volmer Perez - DP - Operação Golfinho foi lançada nesta terça

Por Anete Poll
[email protected]

O trapiche do Laranjal foi cenário para o lançamento da 53º Operação Golfinho na região Sul, na tarde de ontem. A solenidade teve a presença do comandante Regional de Polícia Ostensiva Sul, coronel Cláudio Goggia. Serão reforçados o policiamento ostensivo preventivo e repressivo, com apoio de policiais militares de todo o Estado.

A Operação Golfinho vai contar com 2.498 policias e 675 viaturas, entre carros, motos embarcações e aeronaves, em todo o Estado. Em Pelotas, o efetivo terá 30 policiais, sendo 20 do 5º Batalhão de Polícia de Choque e dez do 4º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo Goggia, “as atividades especializadas também estarão prontas para atuar, com guarnições do Comando Rodoviário, Comando Ambiental, Batalhão de Aviação, Batalhão de Operações Policiais Especiais e Comando. Viaturas, motocicletas, embarcações e aeronaves serão empregadas nas ações, acompanhado do efetivo destacado para a missão”. Além do Laranjal, também houve o destacamento de efetivo para Pedro Osório, Piratini e Cerrito.

Ao DP, o comandante do CRPO-Sul disse que os indicadores criminais, não só em Pelotas, mas na região, estão decrescendo. “Todos os crimes, contra a vida, contra o patrimônio, estão baixando. E isto não se deve apenas à Brigada Militar, mas às forças integradas da segurança pública.” Segundo ele, os crimes em geral baixaram este ano, em relação ao ano passado, cerca de 30%. “E o restante, o que devemos elevar, estamos aumentando, como o número de apreensões de drogas e armas.”

Goggia ressaltou que no Laranjal a população natural de aproximadamente 45 mil passa para 70 mil pessoas durante o veraneio. “Nada mais justo do que a Brigada Militar deslocar pra cá o reforço do efetivo, para trazer segurança às pessoas que vêm descansar no Laranjal e aproveitar momentos de lazer. Temos que estar vigilantes e atentos.”

Secretário da Segurança Pública de Pelotas, José Apodi Dourado, aproveitou para dar um recado: se há ocorrência de crimes, é preciso que as pessoas registrem o boletim de ocorrência, na delegacia de polícia. “Há muitas reclamações aqui no Laranjal, mas quando analisamos os números, não tem todo esse volume, os números não refletem as reclamações, por isso é necessário que se registre o crime.”

Em relação à Operação Golfinho, Dourado enfatizou que o reforço é bem-vindo no Laranjal, já que o número de frequentadores deve praticamente dobrar. “Vamos poder proporcionar uma maior segurança na cidade como um todo.”

Sensação de segurança

A presidente da Associação Comunitária do Laranjal, Susana Gama, sinalizou que esse reforço representa um aumento na sensação de segurança da população e veranistas. “Há questão de um mês tivemos sérios problemas de arrombamentos e furtos. Só de ver as viaturas e o movimento dos policiais, a sensação de que estamos mais seguros será natural e afasta os criminosos.”

A tesoureira da associação, Fernanda Rebello, concorda com a opinião de Susana, observando que “no veraneio dobra o número de veranistas e tudo acontece. Desde acidentes até crimes maiores. Então é muito importante para nós que moramos aqui”.

As duas reforçam pedido para que haja ainda policiamento fora da temporada. “Poderiam destacar a Guarda Municipal aqui para o Laranjal. Pedimos a presença de Guardas Municipais aqui no trapiche por causa dos vândalos. A gente não sabe o que acontece que não destacam ninguém para cá. Tirando a Operação Golfinho, não há policiamento no resto do ano. É uma luta constante.”

Todos os balneários terão a presença das bases móveis comunitárias, bem como o calendário de atividades da Escolinha ABC do Trânsito, do Comando Rodoviário, e as apresentações musicais da Banda de Música da Brigada Militar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia prende em Santa Catarina autor de homicídio em Rio Grande Anterior

Polícia prende em Santa Catarina autor de homicídio em Rio Grande

Equipe da 3ª DP prende traficante que estava em semiliberdade da Fase Próximo

Equipe da 3ª DP prende traficante que estava em semiliberdade da Fase

Deixe seu comentário